Viola Caipira

Minhas lembrança carrego,- Queria que vancê me afina. Eu ia sempe em festança,

Animava véio e criança, Das veiz eu era levada, Nos bordé e nos velório,

Com amor era tocada, Por um matuto simplório. Me alembro das noite,

Daquelas festa de reis, Tocava pra Deus menino, Cantavam, batiam sino:

-Quanta coisa que nóis fez!. Nas festa de São João, Eu era admirada,

Animava todo mundo, Junto com verso e poesia, Meu dono as corda tangia,

E eu tinía um som profundo. Agora amarrada num prego, Esta é a cruz que carrego,

Eu vivo no desamô, Me alembro do dotô matuto, Seu pai, junto a meu regaço,

Anseio por seu abraço: -Pode me tocá, seu dotô!


ACAS Antonio Carlos Afonso dos Santos - poeta e cronista


quarta-feira, 22 de abril de 2009

De onde surgiu!

A Roda de Viola foi criado em 2005, e surgiu da idéia de Abreu em reunir pessoas ligadas à música de raiz. "São Bernardo tem tradição na cultura de viola, e precisávamos de um lugar onde pudéssemos nos encontrar tocar e trocar informações, e o público cobravam um espaço onde pudesse assistir a apresentações de música de raiz", diz Abreu, que é coordenador da Orquestra de Viola Caipira (leia abaixo).

Segundo Abreu, no início o objetivo era juntar um grupo para tocar, e quem chegasse, podia participar. Seis meses depois, devido à grande demanda de pessoas que vinham para se apresentar no grupo, ele precisou começar a agendar as apresentações. "Hoje vem gente do ABC todo, de São Paulo e às vezes até de outro estado – quando alguma dupla vem tocar aqui por perto, aproveita para se apresentar na Roda de Viola", conta Abreu.

O projeto Roda de Viola acontece uma vez por mês, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção (rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro), com entrada gratuita. Durante cerca de duas horas apresentam-se entre cinco e seis atrações, sendo elas duplas ou solo. Além da música, o público, que pode chegar a 300 pessoas circulando por lá em uma única noite, tem a oportunidade de ouvir os causos contados por Abreu e a apresentação da Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo.



Prêmio – A Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo foi contemplada no ano 2007 com o Prêmio Desempenho Cultural da revista Livre Mercado, em duas categorias: Destaque do Ano e Melhores do Ano. Com 35 componentes, surgiu das oficinas culturais de viola, que eram ministradas por Leandro de Abreu. A orquestra é uma das 12 formações musicais de São Bernardo que estão no DVD/CD Formação Musical em São Bernardo do Campo, lançado no dia 30 de março.

Um comentário:

  1. Cara Aline Michelys,
    Sou o autor do trecho da poesia "Viola Caipira",com o qual você faz o prefácio de seu artigo esclarecedor. Eu conheci pessoalmente a Orquestra de violas de São Caetano do Sul; assisti uma missa caipira em que eles participavam de forma eloquente,capitaneados pelo saudoso Muibo Cury, autor da moda"João-de-Barro".

    Agradeço adivulgação de meu trabalho.
    Eu vivo na região sudoeste de São Paulo (Rodovia Raposo Tavares); quando fizerem uma "função" por essas bandas,me avisem: acascaipira@gmail.com

    Um abraço,

    ResponderExcluir